Economia doméstica é uma pauta que está bastante em alta no momento, uma vez que o preço das mercadorias tem subido cada vez mais. Então, a pergunta que fica é: como economizar no mercado?
Para economizar e deixar um pouco mais de dinheiro livre no mês, é necessário entender que as compras de supermercado, se feitas da maneira errada, podem ser uma das maiores sugadoras do seu orçamento mensal.
Mas não se preocupe! Para tudo há uma solução e neste artigo daremos a você as principais dicas de como economizar no mercado apenas realizando um planejamento simples antes de ir às compras. Vamos lá?
Qual o limite de gastos?
A primeira dica é estipular um limite de gastos no supermercado.
Anote tudo aquilo que você de fato precisa comprar e quanto do orçamento está disposta a gastar com as compras.
Uma vez que estabelece um limite de gastos, evitará cair em excessos.
Mas claro que, ao criar o planejamento, não é preciso incluir pouquíssimos itens ou excluir aqueles que você não precisa, mas gosta.
Lembre-se que aqui não cabem exageros de nenhuma espécie. Aliás, fazendo um planejamento de gastos inteligente, muito provavelmente sobrará mais dinheiro para os itens supérfluos.
Viu só? Apenas com esta primeira dica é possível montar uma boa organização e comprar o que precisa, podendo ainda sobrar dinheiro para gastar com aqueles itens extras que você adora!
Realize uma limpeza em seus armários
Outra dica de ouro de como economizar no mercado é, antes mesmo de ir às compras, dar uma geral na sua dispensa e geladeira.
Muitas vezes guardamos nestes locais itens que já nem lembramos estarem ali, porém que ainda estão dentro da validade.
Além disso, a limpeza é fundamental para que se jogue fora alimentos que passaram do tempo de serem consumidos, e os substituir por outros fresquinhos.
Após finalizar a faxina, conseguirá saber com mais exatidão o que deve comprar no supermercado.
Desenvolva um cardápio
Uma maneira eficiente de economizar nas compras é montar um cardápio semanal para as refeições em sua casa.
Sabendo o que vai cozinhar, é possível comprar no supermercado apenas os itens necessários para preparar a refeição da semana.
Com este hábito, além de manter a economia, você ainda evitará o desperdício de alimentos.
Listas são essenciais para economizar nas compras
Outra dica de como economizar no mercado é criar listas de tudo o que você necessita comprar.
Contudo, deve manter controle e comprar somente aquilo que está listado! Lembre-se: se não estiver na lista, é porque não é necessário comprar.
Assim sendo, ao incluir os itens, tenha bastante atenção para não deixar de acrescentar o que for realmente importante adquirir.
Estipule um dia para realizar as compras no mercado
É interessante que você estipule um dia certo para realizar as compras. Pode ser no decorrer da semana, bem como no sábado ou domingo – fica a seu critério.
Com o dia estipulado, não se sentirá tentada a ir de repente ao mercado comprar itens que, muito provavelmente, serão um gasto a mais em seu orçamento.
Algumas pessoas preferem fazer compras semanalmente, enquanto outras escolhem de mês a mês.
Você terá de saber qual destas duas opções melhor se encaixa em sua realidade.
Entretanto, uma outra dica é deixar para comprar mensalmente apenas aqueles itens não perecíveis.
Já alimentos que possuem prazo de validade menor é melhor que sejam comprados semanalmente.
Antes de ir às compras, esteja de barriga cheia
Esta dica de ouro evita que você entre no supermercado e sinta-se tentada a comprar lanches ou guloseimas.
As prateleiras do mercado são organizadas de forma a nos instigar ao consumo do maior número de itens e, quando estamos com fome, tudo parece uma enorme tentação!
Assim, antes de ir às compras, alimente-se em casa para evitar gastos extras e desnecessários.
Evite levar crianças junto com você
É fato que crianças adoram doces, sorvetes, salgadinhos e coisas do tipo.
Mas se você realmente quer economizar nas compras do mercado, sabe que estes são gastos a mais que podem acabar pesando no orçamento da família.
Dessa forma, evite levar seus filhos quando for fazer as compras.
Deixe-os em casa e, caso sobre algum dinheiro, leve uma guloseima para fazer a felicidade da criançada!
Evite usar cartões de crédito ou débito
O mais indicado é pagar em dinheiro. Quando utilizamos cartões para pagar nossas compras, temos a tendência de realizar gastos extras, pois cria-se a sensação de que há um saldo maior para usar.
Além disso, levando a quantia em dinheiro estipulada para os gastos, você evita de cair na tentação de comprar itens a mais que só dariam despesa extra.
Mas, calma! Se você organizar o seu orçamento de forma estratégica, não precisa ter medo de utilizar o cartão de crédito ou de débito, se for necessário.
Realize uma pesquisa de preços
Não é necessário comprar todos os itens em um supermercado só.
Se quer saber como economizar no mercado, será preciso pesquisar os estabelecimentos mais próximos de sua casa e verificar o preço dos itens que precisa em cada um deles.
Perceberá que em alguns, por exemplo, os itens de higiene são mais baratos, enquanto que em outros as hortaliças, além de fresquinhas, possuem um preço bem mais em conta.
Por fim, verifique se esses supermercados possuem aplicativo próprio. Em caso afirmativo, fica ainda mais fácil – e cômodo – realizar a pesquisa de preços.