Gestão de tempo e produtividade – 8 dicas para melhorar seu desempenho

Para termos organização, ótimo desempenho e satisfação em qualquer área da vida, é necessário gerir bem o tempo e aumentar a produtividade.

Para isso, existem algumas técnicas que ajudam a otimizar o tempo e aumentar nossas chances de sucesso.

Quer descobrir quais são elas? Confira, a seguir, 8 dicas para melhorar seu desempenho!

Para começar, saiba priorizar

Aumentar a produtividade para quem quer tempo é, por vezes, perceber que, cedo ou tarde, nos veremos em situações onde estaremos sobrecarregados de afazeres e compromissos diversos.

E então vem a questão: como posso organizar toda essa confusão que se instalou em minha rotina? Simples, defina suas prioridades!

Primeiramente, elenque os compromissos e atividades mais urgentes. Dessa forma, poderá cumpri-los mais rapidamente que o restante.

Apenas assim temos a possibilidade de organizar nossa agenda levando em consideração não apenas nosso tempo, como também a importância de cada um dos afazeres diários.

Aprenda a dizer não!

Sabe aqueles dias em que recebemos mais demandas do que conseguimos cumprir – e isto seja no trabalho ou em qualquer outro setor da nossa vida?

Pois é, por isso é muito importante saber de nossos limites e até onde somos capazes de realizar determinadas cargas de compromisso.

A partir desta informação, conseguiremos definir o que damos conta de fazer em um dia.
Por exemplo, se estamos engajamos numa atividade que leva em torno de 6 horas para ser concluída, e o fim de nosso expediente se dará exatamente em 6 horas, obviamente não será possível incluir mais nenhuma outra atividade nesse meio tempo, certo? Caso contrário, as duas serão desenvolvidas de forma mal feita e o resultado não será satisfatório.

Lembre-se: quantidade é diferente de qualidade. Se deseja obter bons resultados, terá de prezar pela qualidade de seus serviços. Assim, precisará de um espaço de tempo bom para desenvolver as atividades do ofício.

Foque naquilo que está realizando no momento

Do que adianta realizar uma atividade pensando do que deverá fazer num próximo momento?

Concentre-se no presente!

Porém, se estamos com a agenda do dia lotada de afazeres, realmente será difícil focarmos no agora, pois estaremos a todo momento preocupados em atender a outras demandas.

Nos sentimos melhor alcançando bons resultados, claro. Para isso, será necessário realizarmos nossos afazeres com foco total, ou seja, uma demanda por vez.

Analise o que pode estar tirando sua concentração

Para haver um aumento da produtividade, é necessário administrar melhor nosso tempo.

Para isso, elimine do ambiente de trabalho tudo aquilo que está tirando seu foco do que é essencial para alcançar bom resultados.

Por exemplo, o celular é uma ferramenta importante. Contudo, se está te distraindo, é melhor que o aparelho seja colocado num canto onde você não tenha acesso fácil a ele.

É necessário ter disciplina e atentar-se aos pequenos vícios diários que podem ir, aos poucos, minando sua produtividade.

O que está atrapalhando a gestão do seu tempo?

Enquanto está realizando seus afazeres diários, alguns elementos podem surgir e acabar atrapalhando sua concentração.

Quer ver alguns exemplos? Sabe aquelas reuniões muito longas e cheias de burocracia que às vezes nos pegam de surpresa no dia? Pois é, tomam bastante do nosso tempo e dos demais funcionários de uma empresa.

Além disso, conversas paralelas no trabalho podem dispersar muito, principalmente quando estamos cheios de coisa para fazer ou com prazos de entrega bem apertados.

Portando, voltamos ao ponto: tenha disciplina, foco e objetividade em seu ambiente de trabalho!

Uma ótima dica para aumentar a produtividade é diversificar tarefas

Entenda que, se passar a realizar apenas um tipo de atividade, provavelmente terá sua concentração prejudicada, pois estará apenas exercitando uma forma de raciocínio.

Para resolver o problema, diversifique as atividades do seu dia. Você pode, por exemplo, praticar um exercício físico antes de dar início a uma atividade de cunho intelectual.

Isto melhorará sua atenção e você conseguirá manter-se focado por muito mais tempo, aumentando consideravelmente a produtividade e performance no trabalho.

Trace um objetivo e defina metas

Já pensou quais caminhos deseja trilhar profissionalmente?

É importante definir isso para que a gestão de seu tempo seja feita com sucesso.

Além disso, a resposta a essa questão fará com que saiba o que é mais importante para você e o que pode ser deixado de lado.

Quando for estipular seus objetivos e metas, pense sempre no que deseja a longo prazo. Definindo e alinhando todas essas questões, terá mais facilidade em gerenciar seu tempo e ter sucesso no cumprimento dos afazeres.

Por fim, separe um tempo para descanso

Sim, é importante que você separe um tempo para descansar e simplesmente fazer algo que gosta, sem maiores compromissos.

Relaxar, desocupar a mente e dar um descanso para a cabeça é essencial para recarregar as energias e aumentar nossa produtividade nos dias subsequentes.

Pense que as conquistas alcançadas com o trabalho também precisam ser aproveitadas.

Os frutos do sucesso devem ser saboreados, até para nos motivar a, quando votarmos à lida, termos ainda mais vontade e satisfação em alçar voos maiores!

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