Como conseguir Horas Complementares para sua graduação

As instituições de ensino superior precisam cumprir com diversas especificações estabelecidas pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC. Isso porque ele é o órgão responsável por planejar, orientar, coordenar e supervisionar essa modalidade de ensino aqui no Brasil.

Dentre tantas exigências requeridas – todas pensando na melhor qualificação do aluno – existem as horas complementares. Que podem ser preenchidas em cursos gratuitos.

Mas antes de saber sobre isso, entenda o que exatamente significam as horas complementares e qual a sua função dentro da grade curricular acadêmica.

horas complementares

Para que servem as Horas Complementares?

As horas extracurriculares são oportunidades que o estudante tem para ir em busca de novas capacitações para sua vida profissional, além das atividades já determinadas no currículo acadêmico do curso. Essa exigência por parte de um curso acadêmico é estabelecida porque a universidade deve preparar o discente a ser proativo e independente.

As horas complementares são uma atividade de cunho obrigatório. Caso não seja cumprida e comprovada todas as horas determinadas pela instituição, o estudante não pode se formar. Por essa razão que os estudantes se preocupam tanto com as horas complementares.

Cada universidade e curso possui a relação de atividades que serão aceitas. Normalmente são: palestras, Seminários, Workshops, Oficinas, Congressos, Simpósios. Mas quando se trata de curso, seja ele gratuito ou não, ele é aceito pela maioria, senão por todas.

horas complementares

Sites que oferecem Cursos Grátis

Para ser aceito na carga horária das horas complementares, o curso grátis deve cumprir determinadas exigências. Elas irão se alterar de acordo com a instituição, por isso não podemos especificar quais são.

Mas uma das exigências que todas as universidades estabelecem é: o curso gratuito deve estar na área de estudo do aluno. Ou seja, se você faz Administração e tem o desejo de fazer um curso grátis de gastronomia, você até pode, mas não será possível utilizar essas horas para suas horas extracurriculares.

Para te ajudar, nós separamos alguns sites que disponibilizam cursos “na faixa” com certificados para você conquistar as horas complementares e conseguir o diploma que sempre  sonhou e idealizou nesses últimos anos de sua vida acadêmica.

Unieducar

A universidade garante curso gratuito de até 4h. Se o estudante optar por uma carga horária superior a isso ele terá que pagar pelo curso. Mas como são várias as opções de cursos grátis. Provavelmente, só nesse site, já seja possível conquistar várias certificações e diminuir consideravelmente a carga horária total de suas horas complementares.

SEBRAE

Outro site que também dispõe de cursos grátis e com certificado – um detalhe muito importante, pois só assim poderá comprovar a execução do curso. O Sebrae é bastante conhecido por ofertar cursos na área da indústria. Mas esse site também disponibiliza alguns cursos grátis online possíveis de serem usados como horas complementares.

CIEE

Conhecida por ajudar estudantes de ensino médio e de ensino superior a conseguir estágios, o CIEE também promove alguns cursos grátis. Na busca por possibilitar maior aperfeiçoamento desses alunos e assim facilitar o processo de contratação. Eles disponibilizam cursos tanto na modalidade presencial como a distância.

Você gostou deste texto sobre cursos grátis? Então continue acompanhando nossa página para saber mais.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Confira Também

Deixe seu comentário

Rolar para cima