Qual o motivo da língua inglesa ser a mais utilizada no mercado?

Ao longo do tempo, o inglês se tornou o idioma mais falado no mundo. Mas você sabe qual é o motivo da língua inglesa ser a mais utilizada? Afinal, ela é apenas aa 3ª com mais falantes nativos. Porém, o número aumenta muito quando incluímos as pessoas que falam inglês como segundo idioma.

Para que você tenha uma ideia melhor, esse é o ranking de idiomas mais falados no planeta:

  1. Mandarim;
  2. Espanhol;
  3. Inglês;
  4. Hindi;
  5. Árabe;
  6. Português;
  7. Bengali;
  8. Russo;
  9. Japonês;
  10. Panjabi.

A população na China é muito volumosa. Sendo assim, o mandarim se consolida como a língua mais falada. Afinal, um em cada seis habitantes do planeta fala o idioma. Enquanto isso, os falantes nativos de inglês giram em cerca de 360 milhões de pessoas.

Porém, o número aumenta cerca de 1 bilhão quando consideramos as pessoas que não nasceram falando inglês, mas aprenderam o idioma ao longo da vida! Ou seja, teríamos um número atualizado de 1/6 dos seres humanos falando inglês. Portanto, não há como negar a magnitude do idioma.

Qual o motivo da língua inglesa ser a mais utilizada?

Contexto histórico

A primeira razão que consolidou o inglês como idioma mais falado foi a expansão do idioma ao longo da história. No começo, o idioma era exclusivo da Grã-Bretanha, conhecida por misturar termos latinos e nórdicos. Então, os britânicos começaram a se espalhar por todos os continentes. Sendo assim, a colonização popularizou o inglês por muito mais regiões.

Cultura

Além disso, a cultura também foi um fator decisivo para a popularização do idioma. Assim como no caso da colonização, tudo começou com a Inglaterra, mas foi disseminado para o resto do mundo. A partir dos anos 50, por exemplo, o rock and roll começou a ganhar força e se tornar um dos estilos de música mais ouvidos no planeta.

Com isso, bandas como The Beatles e The Rolling Stones praticamente dominaram as paradas musicais na maioria dos continentes. Aos poucos, os Estados Unidos foram criando força e as artes se tornaram muito fortes.

Outro grande exemplo foi a era de ouro de Hollywood. É por isso que, atualmente, grande parte das canções e filmes que consumimos têm como idioma original o inglês!

Marketing

Além disso, o idioma inglês foi conquistando aos pouquinhos seu status como a língua mais utilizada. Afinal, ele sempre incorporou palavras em outros idiomas no seu vocabulário – como é o caso de expressões francesas, como pièce de résistance e haute couture. Isso pode parecer simples. Porém, esses termos tornam o inglês mais acessível e fácil de ser compreendido, independentemente de onde você reside.

Ortografia simples

Da mesma forma, um motivo para a língua inglesa ser a mais utilizada é a simplicidade do idioma. Ao contrário do português, por exemplo, não existem tantas regras de gramática e ortografia a serem seguidas. Logo, o idioma é relativamente fácil e pode ser aprendido com muito mais agilidade!

Inovações tecnológicas

Por último, temos ainda a tecnologia como forte aliada do idioma. Afinal, a expansão da cultura e o sucesso econômico dos países falantes de inglês aconteceram ao mesmo tempo que revoluções tecnológicas. Portanto, inovações como a internet popularizaram ainda mais sua linguagem de origem.

Com o tempo, isso virou algo padronizado. Ou seja, mesmo com a produção de serviços de tecnologia ser majoritariamente asiática, o inglês se tornou a linguagem universal para configurar hardwares, softwares, smartphones (aliás, essas próprias palavras foram popularizadas em inglês) e computadores no geral.

Portanto, a combinação de todos esses itens contribuiu para a língua inglesa ser a mais utilizada ao redor do mundo. Dessa forma, a linguagem se tornou universal e imprescindível no mundo globalizado. Atualmente, o idioma é exigido em testes de universidade, como requisito para conseguir empregos e muito mais.

Sendo assim, pode ser uma boa ideia começar a investir em um curso e se tornar um dos bilhões de falantes do idioma,.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Confira Também

Deixe seu comentário

Rolar para cima