O que faz um Técnico de Enfermagem?

Atualmente, trabalhar na área da saúde não exige necessariamente um diploma de curso superior. Para muitos, esse sonho está cada vez mais possível de acontecer, graças aos cursos técnicos que chegaram no mercado.

A procura por profissionais da enfermagem vem crescendo cada vez mais e muitos ainda têm dúvida sobre o que faz um técnico de enfermagem.

A seguir, tiramos algumas das dúvidas mais comuns acerca dessa área profissional, para que você tenha certeza se esse é realmente o caminho que deseja seguir e como fazer para chegar lá. Confira:

Afinal, o que faz um Técnico de Enfermagem?

O profissional que atua nessa área tem se tornado cada vez mais essencial no mercado de trabalho, pois é aquele que lidará diretamente com os pacientes.

Ele age atendendo às demandas mais básicas, ou seja, auxiliando na prevenção de doenças e realizando orientações e procedimentos visando a manutenção da saúde dos que chegam à unidade de tratamento.

Ademais, ainda sobre o que faz um técnico de enfermagem, pode-se dizer que é também aquele que está sempre prestando auxílio à equipe de enfermeiros.

Dentre as demais outras atribuições deste profissional, podemos citar:

  • Atender aos pacientes sempre com vistas a auxiliá-los em suas necessidades básicas;
  • Ajudar com o planejamento de atividades relacionadas à área da saúde;
  • Auxiliar no combate à disseminação de doenças;
  • Estar atento às necessidades da equipe de enfermagem, prestando-lhes apoio sempre que necessário;
  • Atuar na realização de práticas que visem diminuir o risco de infecções hospitalares.

Contudo, a principal função do técnico de enfermagem é estar constantemente atento e presente no auxílio aos enfermeiros no que diz respeito aos cuidados com os pacientes.

Qual o campo de atuação de um Técnico de Enfermagem?

Além da dúvida sobre o que faz um técnico de enfermagem, outra questão recorrente por quem deseja adentrar nessa área é saber qual, de fato, é o campo de atuação deste profissional.

É sabido que um técnico de enfermagem está capacitado a agir no cuidado de pacientes que procuram a unidade de tratamento de saúde levando casos de complexidade média ou mesmo grave.

Porém, sua atuação será em grande parte supervisionada por um enfermeiro, principalmente no atendimento de pré e pós-operatório, atividades realizadas em centros cirúrgicos, manutenção da segurança e higiene do local, bem como outras ações similares.

Quais os locais onde é possível atuar como Técnico em Enfermagem?

Um dos pontos positivos em procurar por uma formação em técnico de enfermagem é o campo de atuação. Este é bem amplo e o profissional pode sentir-se confortável em escolher aquele que mais lhe agrada.

Comumente, a maioria destes profissionais são vistos atuando em centros cirúrgicos e hospitais, mas o campo de atuação não se limita apenas a estes ambientes.

É possível um técnico de enfermagem trabalhar em maternidades, clínicas particulares, centros de repouso, unidades básicas de saúde, ONGs, ambulatórios, bem como instituições de ressocialização.

Entretanto, é sempre importante lembrar que o técnico de enfermagem terá sua atuação exercida sob a supervisão de um enfermeiro de nível superior.

Quanto ganha um Técnico de Enfermagem?

Além de saber o que faz um técnico de enfermagem, quem deseja atuar nessa área precisa igualmente estar a par da média salarial desta classe profissional.

No Brasil, um técnico de enfermagem recém chegado ao mercado ganha em média R$ 1.900, de acordo com dados colhidos pelo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

Quero ser um Técnico de Enfermagem, o que devo fazer?

Agora que já sabe o que faz um técnico de enfermagem, é necessário compreender qual caminho percorrer para chegar à formação.

Primeiramente, você precisará matricular-se em um curso profissionalizante na área.

Uma formação em técnico de enfermagem geralmente tem a duração média de 2 anos até que o aluno esteja completamente capacitado para atuar no mercado de trabalho.

Quais disciplinas você terá durante o curso?

O aluno matriculado em um curso técnico de enfermagem terá contato com as seguintes disciplinas:

  • Saúde da Mulher;
  • Saúde Mental;
  • Saúde do Idoso;
  • Bioética;
  • Anatomia;
  • Fundamentos da Enfermagem;
  • Saúde da Criança e do Adolescente;
  • Fisiologia;
  • Microbiologia;
  • Farmacologia;
  • Saúde Coletiva;
  • Parasitologia;
  • Relações Humanas;
  • Dentre diversas outras matérias relacionadas à área da saúde.

Ademais, são disciplinas teóricas e práticas que serão ministradas no decorrer da formação.

Por fim, para concluir o curso, o aluno deverá realizar um estágio obrigatório na área, bem como efetuar o registro no Conselho de Enfermagem localizado no estado onde deseja operar como profissional.

Só após todo esse processo estará capacitado para ir ao mercado de trabalho atuar como técnico de enfermagem.

Curso de Técnico em Enfermagem: modalidades existentes

Atualmente, com o avanço da tecnologia, não apenas é possível realizar a formação de técnico em enfermagem de maneira presencial, como também à distância.

Algumas instituições oferecem plataformas digitais, por onde é possível assistir às aulas e receber os exercícios, bem como interagir com os demais alunos matriculados no curso.

Há também a possibilidade de tirar dúvidas diretamente com os professores e participar de fóruns de discussões sobre temas relacionadas às disciplinas do curso.

Contudo, certas atividades só poderão ser realizadas no polo físico da instituição, então fique atento para saber todas as informações relacionadas à modalidade remota do curso em sua cidade.

Leia também

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Confira Também

Deixe seu comentário

Rolar para cima