Se o estilista é aquele quem cria, podemos dizer que o modelista é aquele que dá vida as criações do estilista. Em suma, o trabalho de um modelista é passar para o papel as ideias e conceitos que o estilista desenvolver. Ele pode ser considerado, então, um tradutor técnico.
É um profissional do seguimento da Moda e da Indústria Têxtil. Desenvolve projetos, executa as modelagens e desenvolve estampas levando em consideração o caimento de cada tecido, bem como sua vestibilidade.
Ou seja, este profissional elabora os moldes, busca o tecido ideal para cada modelo que servirá de peça-piloto para as próximas criações.
Estilista e Modelista: Qual é a diferença entre eles?
O estilista atua na área de criação de moda. Grosso modo ele desenvolve coleções, estampas e acessórios. O seu foco é a competitividade do mercado, por isso cria, desenha, desenvolve roupas, sapatos, bolsas, acessórios e muito mais.
O foco do estilista é o seu público alvo e a possibilidade de comprar ou não. Este profissional busca o reconhecimento de seu público para valorizar o seu trabalho.
O trabalho de um estilista está sempre atento às tendências, inovações, ao comportamento humano e de mercado, prezando sempre pela tecnologia, originalidade, sustentabilidade e visibilidade do produto no mercado.
Agora, o Modelista, como ele traduz, ou seja, transforma em realidade as criações do estilista, ele precisa ter um domínio técnico, amplo repertório conceitual e histórico sobre moda.
Dessa forma, este profissional deve estar sempre atento as técnicas de modelagem bem como a execução delas, é responsável pela construção da roupa e pela matéria utilizada na produção.
Desenvolve os modelos, faz a gradação dos moldes e a adaptação aos tamanhos referentes na tabela de medida.
Diferente do estilista que trabalha em uma empresa, o modelista trabalha em ateliê, diretamente com a produção de roupas ou calçados, mas não se confunde com a função do costureiro.
Qual a diferença de costureira e modelista?
Embora o modelista de roupas saiba costurar e lhe é exigido que saiba, ele não se confunde com a pessoa do costureiro. Ele participa do processo de modelagem e o costureiro da fase de montagem.
O costureiro domina todas as técnicas de montagem, corte e costura para executar seu trabalho de forma impecável.
De uma forma objetiva, o costureiro é o responsável por seguir os moldes e as diretrizes de confecção das peças. Esses moldes são criados pelo modelista.
Mas se as funções são diferentes, por que é exigido do modelista que saiba costurar?
A resposta é simples: o domínio das técnicas de costura proporciona a adequação entre o design e o caimento da peça, além de que o domínio da técnica também garante a qualidade dos acabamentos.
O modelista que domina e participa ativamente de sua área conseguirá mais adiante gerenciar uma produção, orientará melhor a equipe a fim de melhorar o desenvolvimento dos produtos.
O processo pode seguir exatamente esta ordem: Criação (estilista), Modelagem (modelista) e montagem (costureiro).
Qual o salário de um Modelista?
Segundo uma consulta realizada no site Glassdoor, no ano de 2022, o salário de um modelista será sempre influenciado pelo tamanho da empresa em que atua e também pelo nível de experiência. Os valores podem sofrer uma variação entre R$2.456,00 a R$6.187,77.
O seguimento da moda é extremamente competitivo, isso faz com que o modelista que tenha maior calma, paciência e domínio da geometria se destaque na sua área de atuação.
Da mesma forma que se exige perfeição dos desenhos de um estilista, semelhantemente, do modelista é exigida perfeição e domínio técnico sobre suas modelagens.
Em um mercado em falta de excelentes profissionais e muita concorrência, sempre haverá espaço para aqueles que desejam iniciar sua carreira.
E é muito comum que se iniciem recebendo um salário menor referentes à uma jornada de oito horas diárias. Contudo, estes valores podem ser aumentados dependendo do grau de produtividade e domínio técnico, chegando até seis mil reais para profissionais em início de carreira.
O que é necessário para ser um bom Modelista?
Para ser um bom modelista e conseguir destaque na área, o profissional precisará de realizar um curso de modelista, ter domínio técnico, conhecimento vasto sobre tecidos, habilidades em geometria, matemática e proporção, criatividade para a exploração de novas ideias, habilidades com corte e costura etc.
O bom profissional também é aquele que se destaca por ir além do básico exigido para ele.
Um diferencial interessante para o modelista é ter um curso de modelagem para que ele se posicione no mercado de forma imediata.
Porém, outra grande vantagem é estar sempre atento ao mercado da moda, quais as novas tecnologias e referências do mercado; Leia livros sobre a sua área de atuação, isso te ajudará a abrir a mente para novas ideias, para a absorção de conhecimentos e experiências enriquecedoras.
E o mais importante de tudo: se desafie a novos projetos, trabalhos e aprenda a trabalhar nos ramos mais diversos que a sua profissão poderá oferecer. Não fique no básico!
CURIOSIDADES
Do modelista exige-se o mesmo grau de visão do estilista, ele precisa ser igualmente criativo e inovador.
Quando o trabalho a ser desenvolvido é em grande escala, sempre pede-se ajuda de profissionais do ramo tecnológico, isso facilita o trabalho já que as máquinas reconhecem padrões e formas.
Os estilistas também podem realizar o trabalho dos modelistas sempre que não há exigência de produção em massa.