Aprenda Responder Algumas Perguntas na Entrevista de Emprego

0 228

Praticamente todo mundo sabe que este momento da entrevista pode ser um divisor de águas para continuar no processo seletivo da empresa ou não.

A primeira dica de ouro que podemos compartilhar aqui é: “Nunca vá para uma entrevista de emprego sem fazer a lição de casa”.

Do mesmo jeito que nos preparamos para realizar qualquer prova na vida, hoje temos à nossa disposição meios de buscarmos informações sobre a empresa que desejamos trabalhar para conseguirmos causar uma impressão positiva na entrevista.

Perguntas Para Entrevista de Emprego

Já ouviu aquela frase que diz mais ou menos assim: “O não nós já temos, vá em busca do Sim”.

Pois bem, é mais do que natural sentir apreensão e vontade absurda de ser aceito(a) mas, olhe só, respire fundo, busque se tranquilizar e quanto mais se preparar antes da entrevista, se imaginando calmo(a) respondendo as perguntas, com certeza estará mais confiante, mesmo estando com a timidez na hora da entrevista.

Sabendo claramente dos seus objetivos profissionais para a empresa que deseja trabalhar, ficará mais fácil de deixar uma primeira impressão positiva.

Veja algumas perguntas:

Por que você acha que devemos te escolher?

Fale com base nas suas experiências pessoais se por ventura não tiver experiências profissionais, a maneira com que você pode contribuir com a empresa.

Aqui você pode elaborar uma resposta sobre dedicação, empenho e caso tiver alguma ideia que irá beneficiar a empresa, este é o momento de expor.

Quanto tempo pretende trabalhar conosco?

Aproveite esta oportunidade para falar sobre a sua contribuição para progredir profissionalmente enquanto houver possibilidades de crescimento na empresa.

Porque deseja fazer parte da nossa equipe ou empresa?

Para esta resposta é importante pesquisar sobre a empresa, missão, valores, cultura e com base nestas informações, cite de forma sincera, o que exatamente compartilha dos mesmos valores e propósitos da empresa.

E se caso conhecer o ambiente corporativo e perceber que o seu perfil coincide com o perfil da empresa, fale o quanto isso é importante para realizar um bom trabalho gerando resultados positivos.

Como você descreve sua personalidade?

Use este espaço para falar das suas qualidades profissionais como por exemplo, facilidade em trabalhar em equipe, cooperativismo, facilidade com a criação ou busca por soluções profissionais, se for uma pessoa estudiosa, pode falar com propriedade que gosta de estar sempre lendo e buscando atualizações na sua área de atuação.

Evite ao máximo expor o seu pessoal, foque na sua personalidade profissional.

Me conte um pouco sobre você

Esta pode ser uma das primeiras perguntas a ser feita e, se você não tiver feito a “lição de casa”, vai acabar falando o que não precisa ser falado, se enrolar todo(a) e por fim, se comprometer de forma negativa.

Lembre-se que é uma entrevista profissional, então se atente em dizer apenas sobre a sua formação acadêmica, suas experiências e objetivos profissionais e de preferência relacionado com a vaga que está concorrendo.

É válido também demonstrar que gosta da área a ser atuada.

Em toda a entrevista use da sinceridade, mostre ser um profissional sempre disposto para a evolução da empresa e também como pessoa.

E se por caso não for para o próximo passo do processo seletivo, veja por outro lado, pegue a experiência que adquiriu e busque aprimorar para a próxima entrevista.

Tudo nesta vida é aprendizado, estamos sempre aprendendo 😉

você pode gostar também

Deixe seu comentário